..:: PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO ::..

As Estacas Pré-Moldadas podem ser de concreto protendido, centrifugadas ou vibradas e caracterizam-se por serem cravadas no terreno por percussão ou vibração e por fazerem parte do grupo denominado “estaca de deslocamento”. A carga admissível das estacas pré-moldadas depende da interação solo-estaca e da sua cravabilidade no subsolo.

As Estacas Pré-Moldadas são fornecidas em elementos com comprimentos variáveis entre 4,00 e 12,00 metros. Quando existe a necessidade de comprimento maiores que 12 metros, as estacas podem ser emendada gerando o comprimento desejado. As emendas das estacas podem ser executadas pela união soldada de dois anéis previamente fundidos nas extremidades das estacas ou pela utilização de luvas de aço. A emenda por solda garante uma continuidade estrutural da estacas, enquanto a por luva cria uma “rótula” no local da emenda.

CARACTERÍSTICA

• As estacas protendidas são fundidas com concreto com fck ≥ 30 MPa e estrutura com aço CP RN 150 e R-175 com bitolas de 5.0, 6.0 e 8.0 mm. A seção transversal da estaca pode ser quadrada ou redonda, dependendo do fornecedor.

• As estacas armadas podem ter seção cheia ou vazada. As estacas vazadas são fabricadas por trifugação ou por extrusão e tem seção redonda ou sextavada.

SEQUENCIA EXECUTIVA

1. Marcação com piquetes.
2. Posicionamento do bate-estaca.
3. Ergue-se a estaca (com o guincho do bate-estaca).
4. Posiciona-se.



VANTAGENS

• A estaca pré-moldada de concreto é uma excelente opção de fundação, tendo em vista o severo controle de qualidade a que elas são submetidas na sua fabricação e na sua cravação.
• As estacas pré-moldadas de concreto são fabricadas em concreto protendido e em concreto armado.